quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

INFORME A NOVOS SIGNATÁRIOS

Amazônia está em um momento decisivo de sua história, pois o desmatamento avança rapidamente e a floresta remanescente está seriamente afetada por atividades que contribuem para sua degradação. Partindo do pressuposto de que preservá-la é prioridade, aliado à constatação de que suas peculiares fragilidades devem ser amplamente debatidas pelos principais envolvidos, o FAS foi pensado como alternativa à mobilização de lideranças dos diversos setores sociais da região, a fim de promover diálogo e cooperação voltados à construção e articulação de ações que tornem a Amazônia justa e sustentável.

Idealizado por um grupo de quarenta organizações empresariais e não governamentais reunidas em Alter do Chão, Pará, em 2007, e fundado em Belém em novembro do mesmo ano, o FAS propõe a discussão e disseminação de informações sobre os principais problemas que afligem a Amazônia.

Para tanto, entre os temas que propõe em suas discussões estão: a) articulação de políticas e investimentos; b) estímulo à pesquisa; c) incentivo ao financiamento de negócios sustentáveis; d) defesa de populações indígenas, tradicionais e quilombolas; e) incentivo a parcerias comerciais e consumo sustentáveis; f) apoio à programas de energia baseada em fontes renováveis; g) mobilização social para promoção de direitos humanos, cidadania, cultura e meio ambiente, entre outros.

Para aderir ao FAS siga os passos abaixo:

1) O representante legal da empresa/entidade interessada em aderir ao FAS deve assinar o Termo de Adesão à carta de princípios e enviá-lo à Secretaria Executiva (SE) do FAS (endereço no roda-pé).

2) Após a adesão a empresa/entidade pode participar dos Grupos de Trabalho (GTs) abaixo indicados, informando à SE o(s) grupo(s) que deseja integrar, nome(s) e e-mail(s) de quem participará das discussões.


GRUPOS DE TRABALHO

1 - Mobilização da sociedade para o controle social do mercado e das políticas públicas.

2 - Fortalecimento do mercado de produtos e serviços sustentáveis.

3 - Construção de compromissos de boas práticas produtivas.

4 - Valorização do conhecimento tradicional e reconhecimento e garantia dos direitos de povos indígenas, comunidades quilombolas, e populações tradicionais.

5 - Estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico para a sustentabilidade.

6 - Demanda de ações do Estado para ordenamento, regulação, fiscalização, monitoramento e proteção de direitos.

7 - Proposição de Políticas Públicas de fomento e apoio ao desenvolvimento sustentável.

8 - Fomento ao diálogo entre as organizações e redes dos países amazônicos.

3) Após a adesão ao(s) GT(s) o participante será informado acerca de seu funcionamento e demais integrantes.

FAS NA MÍDIA:

  • As informações sobre o FAS estão disponibilizadas no site www.socioambiental.org/fas (endereço provisório). Informações sobre acesso e utilização da homepage: alex@socioambiental.org.br;

  • Amazônia na mídia: tudo o que é publicado sobre Amazônia nas mais importantes mídias brasileiras à disposição dos integrantes do FAS: http://amazonianamidia.blogspot.com/;

  • E-Grupo: através de um único endereço de e-mail todos podem manter contato.

  • Para esclarecimentos ou solicitações adicionais enviar e-mail à SE: fas@imazon.org.br.

Nenhum comentário: